segunda-feira, 7 de março de 2011

A ESSÊNCIA DO PERDÃO


Você já teve um sentimento amargurando o seu coração? Já se sentiu culpado, a tal ponto de sentir um peso muito grande sobre os seus ombros?
Talvez o pior dos sentimentos seja o sentimento de culpa. Ele não atua somente numa parte do corpo, mas atinge o ser todo.
O melhor remédio para o sentimento de culpa é o perdão. Porque a culpa tem no pecado o seu agente principal e sem perdão não é possível ter paz.
O assunto do perdão é palpitante. Eu quero hoje mostrar Jesus como a essência do perdão. Porque Jesus foi ferido por nós.
A Bíblia ensina em Isaías 53 que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.
O texto bíblico que serve de base para nossa consideração está no Evangelho de João capítulo 21, nos versos 15-22.
Aqui encontramos o relato de como Jesus aparece novamente aos discípulos com o objetivo de oferecer perdão a Pedro.
Você já perguntou: Por que Jesus fez a mesma pergunta 3 vezes? Pedro. Tu me amas?
A base para esta compreensão está no capítulo 18 do evangelho de João nos versos 15 -27, onde João conta como Pedro por 3 vezes negara a Jesus.
Estava frio. Um sentimento de desolação pesava no coração de todos os discípulos, Pedro estava muito, mas muito desolado e com medo, e foi procurar um lugar para se aquecer.
Encontrou. O lugar ficava num ponto estratégico. Dali dava para olhar o que estava acontecendo com Jesus, o Mestre, e ao mesmo tempo poderia passar despercebido.
Ele era diferente das outras pessoas que estavam se aquecendo. Ele queria passar despercebido mas, uma criada o reconheceu, um servo o reconheceu, outro homem o reconheceu e ele negou. Por três vezes negou. O galo cantou conforme Jesus havia predito no capítulo 18 de João verso 27.
Pedro era dos principais amigos de Jesus. Ele foi um dos 3 que viram Jesus no Monte da transfiguração com Moisés e Elias - os outros dois foram Tiago e João. Não obstante toda esta amizade, Pedro O negou.
Eu consigo imaginar o sentimento de culpa de Pedro quando ouviu o galo cantar. Olhou para dentro do pátio, lá estava Jesus olhando para ele. Os olhares se cruzaram e Pedro sentiu uma profunda dor e saiu para chorar.
Tristemente Pedro não teve chance de pedir perdão, pois logo depois, Jesus foi condenado e crucificado. Um sentimento de culpa tornou a vida de Pedro insuportável.
Pense comigo: Você agride seu melhor amigo e antes de poder pedir perdão seu amigo morre. Deve ser horrível.
Pedro não suportava o peso da culpa e numa noite quando não sabia mais o que fazer, resolveu sair e ir pescar. Muitas vezes nós queremos preencher o vazio que só Deus pode preencher com coisas desta vida. Só Deus pode preencher, nada mais, ninguém mais.
Outros amigos foram com Pedro. pescaram a noite toda mas nada conseguiram. Eles vinham voltando de uma viagem decepcionante porque é isso mesmo que acontece quando tentamos preencher o lugar que é de Deus com alguma coisa, que não o próprio Deus.
O resultado é um vazio ainda maior. Jesus foi ao encontro de Pedro, alimentou-o fisicamente dando-lhe pão e peixe.
E depois de terem comido perguntou a Pedro: Tu me amas? Por três vezes Jesus fez esta pergunta. E a resposta foi sempre a mesma - Sim, Senhor Tu sabes todas as coisas. - Então apascenta o meu rebanho.
O poder, a fama, o dinheiro, os prazeres, as coisas nunca poderão preencher o lugar que é de Jesus.
Ele reservou para si em cada coração um lugar e o homem só pode ser feliz quando Jesus ocupa esse lugar.
Pedro nunca mais foi o mesmo depois deste encontro com Jesus. Surgiu um novo homem daquele pedro medroso.
Ele escreveu coisas maravilhosas depois deste concerto com Jesus. Diz a tradição que no dia de sua morte, Pedro não quis ser crucificado de cabeça para cima, como fora Jesus, pois ele não se achava digno de morrer do mesmo modo que seu Mestre.
E a seu pedido foi crucificado de cabeça para baixo.
Meu amigo, minha amiga, se Jesus criou condições para perdoar Pedro que o negara na hora mais difícil de Sua vida, Ele é capaz de perdoar a você e a mim.
O mesmo Jesus que procurou a Pedro nos procura hoje e diz - "Eis que estou à porta e bato..." Apoc 3:20
Jesus quer lhe dar o perdão hoje porque esta é a sua principal atividade, Seu maior anseio, nossa maior necessidade.
I João 2:1 - "Filhinhos estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao pai Jesus Cristo o Justo".
E se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Amigos, Jesus está pronto a perdoar, porque Ele é a essência do perdão.
Ele está pronto a consolar, e somente em Deus, você vai encontrar forças para lutar, amar e vencer o mal.
BY:htp://www.jesusvoltara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Eu vos escrevi, Jovens, porque sois Fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já Vencestes o maligno.” (I João 2:14).