quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Guerra santa: Gilberto Kassab, está no epicentro de uma guerra religiosa

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), está no epicentro de uma guerra religiosa. Há dez dias, a prefeitura paulistana decidiu fechar o templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, que funciona no galpão de uma antiga fábrica na rua Carneiro Leão, no Brás, região central de São Paulo, por falta de alvará e documentação, além do risco de segurança aos fiéis. A igreja, no entanto, apresenta cópias de um documento do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) que assegura as condições de segurança do edifício onde são realizados os cultos.
Após o fechamento, os líderes da Mundial passaram a fazer duros ataques ao prefeito em seus programas religiosos no Canal 21, arrendado pelo grupo, na Rede TV, e em outras retransmissoras por todo o País. A igreja recebeu a solidariedade do pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, que também passou a criticar Kassab na televisão e a desafiá-lo a fechar escolas de samba que também não teriam alvará.
A Mundial do Poder de Deus, liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, é uma dissidência da Igreja Universal do Reino Deus e tem feito cultos grandiosos. Reúne de 10 mil a 30 mil pessoas. Após o fechamento do templo, seus líderes alugaram o estádio do Canindé, da Portuguesa de Desportos, para a realização de seus encontros religosos.
Na nota oficial, a prefeitura não se manifestou sobre as insinuações de perseguição religiosa contra a igreja. Apenas justificou a interdição com base em dados técnicos. Mas, nas tevês evangélicas, o prefeito Kassab continua sendo alvo de ataques, como o contundente discurso do pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, no fim de 2009:
“Tenho uma mensagem para o povo de São Paulo. Preste bastante atenção nas próximas eleições, preste bastante atenção em quem vai votar para prefeito, se eles não são partidos mancomunados com essa prática vergonhosa de perseguir e perturbar o trabalho (das igrejas evangélicas)”, afirmou o religioso, antes de sugerir um protesto contra a prefeitura. “Apóstolo Valdemiro, de maneira ordeira e pacífica, convoca seu povo e coloca na frente da prefeitura de São Paulo. Bota 100 mil pessoas lá”, completa Malafaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Eu vos escrevi, Jovens, porque sois Fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já Vencestes o maligno.” (I João 2:14).